Pão de alho

Pão de alho – Versão Caseira

Sempre gostei muito de comer pão. Desde pequeno sou um comedor inveterado, mas as poucas vezes que eu havia me animado a tentar fazer o pão foi muito trabalhoso, e o resultado, frustrante. Acontece que a padaria perto da minha casa trocou de padeiro, e o pão de lá passou de aceitável para um desastre, então eu resolvi experimentar uma máquina de pão. Foi amor à primeira fornada! Já testei varias receitas e agora estou me aventurando a usar a máquina só para o preparo da massa. Finalmente estou conseguindo comer em casa pães diferenciados e extremamente gostosos.

Só para dar um ideia do que estou falando e porque eu estou gostando tanto da máquina vou compartilhar uma receita que achei no blog da Máquina de pão e dei uma simplificada deixando a receita ainda mais básica e versátil.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado seco

Para fazer é muito simples. Basta colocar todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo massa. Quando ele acabar, retire a massa, divida em quatro partes iguais fazendo a forma de uma baguete, nessa hora você pode acrescentar alho picado ou amassado na massa que fica bom também, e deixe crescer até dobrar de tamanho, depois asse em forno a 180°C até dourar.

Resolvi fazer o pão usando essa receita para comermos acompanhando um churrasco que fizemos apenas para nossa família no feriado de Natal, quando todos acordamos tarde e almoçamos muito mais tarde ainda.

Para rechear, pedi a minha esposa que preparasse um molho de alho-poró que ela aprendeu a fazer quando morávamos na Argentina uns quantos anos atrás. A receita também é simples e o resultado delicioso.

Ingredientes:

  • 1 alho-poró
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de Maionese
  • Sal e pimenta a gosto

 

Refogue o alho-poró no azeite e depois acrescente a maionese e misture bem. O sal e pimenta podem ser adicionados nesse momento. Para ficar igual ao da foto coloque a maionese dentro do pão e leve o pão a grelha por uns 5 minutos até ele ficar um pouco queimado e com a casca mais firme.

Toda a família aprovou e adorou a receita.

pão de alho caseiro

Pão de alho caseiro recheado com maionese de alho-poró

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s