Recentemente comecei a frequentar a CEASA aqui da minha cidade.É surpreendente ir aonde o pessoal dos verdurões e mercearias vai! Tudo fresco e em grande quantidade com boa variedade e bons preços. Para quem gosta de acordar cedo e comer bem é realmente uma beleza.
Logo no primeiro dia vi um senhor que vende palmitos em conserva que ele mesmo faz. Perguntei se ele também vendia o palmito fresco. Ele disse que sim mas que naquele dia não tinha pois ele acordou tarde e não se animou de ir derruabar árvore antes das 4h da manhã! Na semana seguinte ele estava lá com alguns exemplares a venda. Não resisti, comprei um “pedaço de pau” e levei para casa.
Todos , lá em casa, se surpreenderam com a delicadeza do tronco da pupunha a maciez da textura e as crianças não acreditaram que iríamos comer árvore no almoço!
O processo é lento mas muito simples:
- Corte a ponta do tronco em um tamanho adequado para caber no forno.
- Enrole em papel alumínio e asse a 180 graus por 2h.
- Depois retire o papel, corte o palmito ao meio.
- Coloque azeite ervas frescas como tomilho ou óregano e leve ao forno por mais 30min para terminar de assar e dourar.
O resultado foi sensacional. Comemos muito e demos boa risadas das caras das crianças estranhando a forma e a textura do palmito fresco! O sabor todos aprovaram, doce e leve regado a muito azeite português e se somando a uma deliciosa salada de verduras orgânicas e filé de Tilápia assada com Alho-poró, tomates, limão e ervas frescas. Tudo comprado bem cedinho la feira. Perfeito!