
Num feriado desses acordei bem cedo e disposto a curtir estes momentos de cozimento lento… Já estava planejando isso há algum tempo e por isso havia em minha geladeira um pedaço de costela bovina com 3 ripas de osso e cerca de uns 3kg. O sal, o carvão e a lenha estão sempre por lá, prontos a entrar em ação, e dessa vez eles também começaram cedo.
Minha nova filinha estava com quase 1 mês de vida neste dia e, por razões obvias, nos acordara antes do sol nascer. Aproveitei a última mamada e, depois de ajudar minha esposa, resolvi não voltar pra cama e ir pra varanda acender o fogo. Isso foi pouco antes das 7 horas da manhã e a rotina que se seguiu foi uma delicia…
Acendi o fogo e enquanto a brasa esquentava fui buscar a costela. Salguei ela bem e coloquei para assar na opção mais alta que eu tinha. Usei carvão para acender o fogo mas coloquei lenha de eucalipto também. Depois do fogo aceso só completei com lenha até o final.
Nas primeiras duas hora a costela ficou lá no alto, com os ossos para baixo sem que ninguém tocasse nela. Enquanto isso eu tomei um belo chimarrão (para entrar no clima) e preparei o café da manhã da turminha…
Duas horas depois completei o fogo com mais lenha (acabou fazendo muita fumaça mas pelo menos o cheiro era ótimo) e desci um nível a carne. Mais duas horas se passaram e enquanto isso eu fui pro parquinho com as crianças!
Depois de duas horas brincando nós subimos e eu mais uma vez aumentei o fogo e desci a carne para o nível mais baixo. Ainda sem virá-la. Fui dar banho nas crianças e começar a ajeitar o restante do almoço.
Duas horas depois, lá prás 13 horas, aumentei o fogo novamente, virei a carne para dar uma dourada, terminei de preparar o risoto de funghi e coloquei umas verduras para grelhar. Arrumamos a mesa e às 13:30h servi a minha família este delicioso almoço.
Comemos muito, conversamos, rimos e nos divertimos. Um almoço lento e delicioso que deve se repetir sempre!