Como eu grelho carnes na churrasqueira

Uma das partes mais saborosas da culinária é grelhar carnes. Pelo menos para mim. Fazer um churrasco, seja ele brasileiro ou argentino, é um momento muito divertido que eu levo muito a sério. É como voltar no tempo e comer da maneira que nossos ancestrais comiam.
Mesmo com toda essa seriedade, o ato em si é super simples. Tão simples que até assusta! Resolvi, então, mostrar como eu faço um bife na churrasqueira. Em casa eu tenho uma grelha argentina e uma brasileira. A diferença básica está no formato. A brasileira é uma tela de metal com furos em forma e tamanho de moeda, um clássico em todas as classes sociais. Já a argentina é feita com barras de metal em formato de V e é levemente inclinada de sorte que parte da gordura e dos sucos da carne não caem na brasa, diminuindo assim a força do fogo e a quantidade de fumaça. Esta última também é mais difícil de ser encontrada para comprar, mas nada impossível.
Eu prefiro, na hora de grelhar, usar a argentina, pois além de fazer menos fumaça e menos fogo, ela deixa uma marca mais bonita na carne.
Mas vamos aos passos:

1 – Para começar, corte o contra-filet em bifes no sentido menor da carne, separando pedaços de 1,5 cm ou mais. Acho que mais de 4 cm já fica difícil demais de acertar, mas entre 2 e 3 os resultados são sempre satisfatórios.
2 – Acenda o fogo e aqueça o braseiro. Seja paciente e espere a brasa estar bem forte, ou seja, tudo bem alaranjado.
3 – Na hora de grelhar, coloque um pouco de sal grosso sobre a carne, vire e deixe o sal cair um pouco. Coloque o lado sem sal sobre o sal que caiu e leve o bife para a churrasqueira.
4- A partir daí, é tudo muito rápido e fácil. Espere a carne começar a sangrar por cima. Quando isto acontecer, vire-a e espere o sangue começar a sair pelo outro lado, que agora é o de cima. Pronto. A carne estará ao ponto, crocante por fora e macia por dentro. Se você deixá-la sobre a tábua de corte por uns 3 minutos vai ver que o restante do “suco” sairá e a carne ficará macia e bem cozida.

É tudo muito fácil, mas como o processo é muito rápido e o tempo pode variar por conta do tamanho do bife e da temperatura da brasa, sugiro uma certa prudência no inicio, ou seja, faça um bife de cada vez até conseguir acertar o ponto. À medida que você for praticando, vai ser possível grelhar a peça toda de uma vez!

¡Buen Provecho!

20130114-214612.jpg

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s