Receita da Rosquinha da Tia Lita

20120905-185824.jpg
Essa rosquinha é um clássico da família da minha esposa. Desde sempre elas estão presentes nos lanches e cafés da casa dos avós lá no interior de Minas Gerais. Tem até a tia Lita que quando está com vontade ver os sobrinhos manda logo avisar: Olha meninos, este final de semana tem rosquinha!
Minha sogra resolveu, desta vez, fazer as rosquinhas lá em casa, com minha filinha de dois anos e meio. Diversão garantida, eu aproveitei para registrar esta receita tradicional que com certeza tem milhares de variações mas que vale a pena ser feita!
Desta vez usamos uma balança de precisão para poder dizer as quantidades, já que na sabedoria de minha sogra as medidas eram assim: meio copo de geléia de água morna, um pouquinho de disso e uma colherada daquilo… Ela mesmo se divertiu em anotar e registrar com fotos a receita. Vamos lá:

Ingredientes:

250gr de açúcar
1kg de farinha
350ml de água morna
3 ovos
225ml de óleo de soja
1gr ou 3 colheres de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal

1 – Bater os ovos, o sal e o óleo com a água morna no liqüidificador para misturar bem e rápido.
2 – Misturar o açúcar, a farinha e o fermento com o restante dos ingredientes batidos no liqüidificador.
3 – Amassar bastante até a massa ficar homogênea e macia.
4 – Cortar pequenos pedaços da massa e enrolar
5 – Deixar descansar por 2 horas
6 – Assar a 180º C por meia hora

Como todo tipo de massa com fermento é importante deixar crescer e isso leva tempo. Fora o tempo de espera é uma receita fácil, rápida e divertida de fazer.

Uma curiosidade interessante é que lá em minas ao invés de comprar o fermento a Tia Lita prepara ele em casa mesmo, cultivando a “isca” na geladeira! O sabor é claro muda um pouco e para melhor! Um dia desses eu vou lá aprender a fazer o fermento!!!

As rosquinhas da foto que estão prontas foram enroladas pela minha filinha! Vejam como elas podem ter variadas formas e tamanhos! Ficam sempre deliciosas!!

2 comentários sobre “Receita da Rosquinha da Tia Lita

  1. Gu, a história se repete… Vc, qdo era pequeno,adorava me ajudar a fazer rosquinhas, bolachinhas, sequilhos, etc. Igual a Clarice daz hoje, vc subia em um banquinho e ficava ao meu lado fazendo a massa, enrolando e experimentando tudo!! Muito legal!!! Bjos

    • Oi Gu! Sou testemunha que as rosquinhas da tia Lita são realmente de lamber os dedos. Sempre quis fazê-las e agora com a receitinha em mãos não perderei a oportunidade, noto uma pequena falha na quantidade de fermento, está escrito 1gr, é isso mesmo? Bjus grande!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s