Como eu faço geléia de morango.

20120728-171917.jpg

Fazer geléia teoricamente é muito fácil. Difícil mesmo é acertar o ponto! A dificuldade existe pois a geléia “endurece” quando esfria, mas precisamos saber como ela vai ficar enquanto ela ainda está quente. Existem varias técnicas para checar se ela está no ponto ou não. A que eu mais gosto é o teste da ruga. Ele consiste em colocar um pratinho na geladeira, deixando ele ficar bem frio. Daí você coloca um pouco da geléia nele. Ela vai esfriar rapidamente. Passe o dedo no meio. Se a superfície enrugar, a geléia estará pronta.

Isto posto, vamos à Receita:

1kg de morangos
1 maçã tipo Red
1/2kg de açúcar
1 limão espremido

1 – Bata o morango e a maçã no liqüidificador, mas não deixe virar um suco.
2 – Coloque esta polpa de morango e maçã para cozinhar junto com o açúcar e o suco de limão. Mexa até o açúcar dissolver e depois espere começar a ferver.
3 – Vá retirando a espuma que surge na superfície com uma escumadeira. Eu uso um prato fundo com um pouco de água morna para ir “limpando” a escumadeira enquanto faço isso. Tire o máximo de espuma que você conseguir, mas não sofra se sobrar um pouco. O objetivo desta etapa é deixar a geléia clara.
4 – Depois de ter retirado os resíduos, a geléia já deve estar mais grossa. Se não estiver aumente o fogo e vá mexendo por mais alguns minutos até ela começar a soltar bolhas maiores. A partir deste momento comece a fazer o teste da ruga. Repita-o a cada 3 minutos até chegar ao ponto.

A geléia ficou pronta. Agora é só esperar esfriar e começar a comer!

Eu sugiro preparar antes alguns potes de vidro, com tampa de ferro, para guardar a geléia. Normalmente eu fervo os potes por uns 20 minutos e uso um funil e uma concha também esterilizados ou fervidos para que a geléia possa ficar bem guardada e durar muito tempo. O ideal é encher os potes com a geléia ainda quente e tampar logo em seguida para que, quando ela esfriar, a tampa trave com o vácuo que foi criado e ajude ainda mais o tempo de conserva. As geléias que eu faço costumam durar de 6 a 8 meses no armário. Depois que eu abro, deixo na geladeira até acabar, mas mesmo assim elas duram uns 2 meses.

A geléia desta foto foi o meu recorde. Fiz de 8kg de morango!!!
Mas isso fica para um pratocomhistoria…

Um comentário sobre “Como eu faço geléia de morango.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s